5 dicas infalíveis de decoração com móveis provençais

 

Olá diamantes! Tudo bem?

O estilo provençal surgiu em Provença, na França em meados do século XVII, trazendo a tona, móveis com elementos finos, sinuosos e com curvas em seus detalhes. Surgiu do desejo dos menos afortunados de possuírem móveis que se assemelhassem aos da realeza e ficaram conhecidos por serem resistentes, devido à boa qualidade da madeira utilizada em sua confecção. 
Ao utilizar-se de móveis provençais para compor a decoração de um ambiente, confere-se um certo ar de elegância, sofisticação e imponência ao local. O estilo é bem romântico e marcado fortemente por tons claros e estampas delicadas.


Os móveis provençais são versáteis e combinam com todos os ambientes, mas cuidado para não exagerar e deixar a decoração muito carregada.

Misture o contemporâneo com o provençal

Em um primeiro momento pode parecer um tanto quanto incomum tal combinação, mas o contraste dos dois estilos acaba por tornar-se harmonioso quando colocado da maneira correta. O estilo dos móveis provençais se destaca em meio ao contemporâneo. A mescla desses dois estilos faz com que se completem e produzam um visual equilibrado ao ambiente.

Inspiração X Cômoda Caprice


Provençal reimaginado

Escolha uma peça provençal com um revestimento, desenho ou pintura diferente, tornando-a uma peça diferenciada. A decoração provençal caracteriza-se de maneira leve, mas imponente, desse modo, opte por peças que se encaixem e destaquem no ambiente que deseja utilizá-las.
Inspiração X Penteadeira Provençal


Casa da Rainha Elizabeth II 

Os que preferem um visual mais clássico, podem ainda evitar fugir do comum, combinando os móveis provençais com objetos de decoração e cortinas sofisticadas. Afinal quem não gostaria de ter um cômodo digno da realeza em casa? Não é atoa que o estilo provençal surgiu lá atrás, em uma época em que móveis baseados no estilo da ambientação dos palácios eram muito famosos e desejo geral da população.

Inspiração Sofá Hillux 3 Lugares

Aconchegante e romântica 

O estilo dos móveis provençais são ideais para quem aprecia uma decoração aconchegante e mais romântica, pois são peças mais rústicas e personalizadas. A escolha pela mobília provençal nesse caso ao contrário do que muitos pensam não é necessário que os móveis sejam brancos, apesar dos traços serem delicados e as cores claras as mais requisitadas.

Inspiração X Cadeira com Braço Estilo Medalhão


E claro, você também pode utilizar um único móvel provençal em um cômodo, combinando-o a outros de sua preferência. Mas lembre-se, esse móvel se tornará provavelmente o destaque do recinto, devido ao seu requinte em contraste com o restante e, portanto, deve ser cuidadosamente selecionado para que não cause atrito visual e interfira no charme do ambiente.

Se você gosta de móveis provençais ou outros móveis requintados, não deixe de conferir o Atelier Clássico, pois lá você certamente encontrará o que procura.

8 comentários

  1. Acho lindos esses tipos de móveis, são móveis muito elegantes, deixam o ambiente muito requintado, amei as suas sugestões bjs.

    ResponderExcluir
  2. O provençal reimaginado achei muito lindo, esses móveis tem seu charme né. Adorei ler mais sobre❤️

    ResponderExcluir
  3. Olá Querida, Tudo bem?
    Adorei esses móveis, são muito elegantes:)
    Adoreis as suas dicas:)
    Muito Obrigada
    Bjs Karina

    ResponderExcluir
  4. Muito bonitos os móveis em estilo provençal, eles dão uma elegância ao ambiente.

    ResponderExcluir
  5. Oie, tudo bem? Amo móveis nesse estilo. Mas concordo com você que é possível fazer várias combinações. Gostei da penteadeira fica bonito sem parecer tão diferente. Criado-mudo também fica bem legal e combina com a decoração do quarto. Um abraço, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
  6. Esses móveis são maravilhosos, eles conseguem deixar qualquer ambiente com um ar de elegância inegável.Fico aqui só na vontade de ter uma penteadeira dessas!
    Beijão! ♥

    Relíquias da Lara

    ResponderExcluir
  7. Acho lindisimos esses estilo de moveis, traz uma sofisticação um clássico.
    Renir Fonseca

    ResponderExcluir
  8. é muito xique, esse estilo de móveis! um sonho minha casa assim!

    ResponderExcluir