Buffet e aparador: qual a diferença e como usar cada um deles

 


Olá diamantes! Tudo bem?

Aposto que vocês já viram ou tiveram um aparador ou um buffet. Eles são verdadeiros clássicos na decoração, e apesar de serem peças distintas, eles podem te confundir na hora de comprar. O aparador costuma estar presente na sala de estar ou de jantar, no entanto, ele pode ser usado em qualquer outro cômodo da casa. A versatilidade dessa peça é tanta que as pessoas o usam para destacar as áreas menos valorizadas, como corredores estreitos ou o hall de entrada. Como o nome já diz, ele serve para oferecer apoio para objetos e itens decorativos, como quadros, velas aromáticas, e chaves. Na sala de jantar, pode ter a função de servir de suporte para pratos, talheres e travessas com alimentos.




Já o buffet, também serve para apoiar objetos e acessórios diversos. No entanto, ele vai além disso: complementado com portas e gavetas, ele consegue armazenar objetos, o que deixa o ambiente mais funcional, prático e livre de coisas espalhadas. Isso se torna uma preciosidade, principalmente na sala de jantar, onde geralmente precisamos de espaço para guardar copos, garrafas e utensílios usados no momento das refeições. O buffet é mais robusto que o aparador, suas gavetas e compartimentos fazem com que a peça seja maior e ocupa mais espaço no ambiente. Ainda que não seja tão compacto, ele é ideal para quem quer espaço.


Buffet Alfredo Coleção Industrial Base Aço Carbono Tremarin Design by Studio Marko20 (disponível na Atelier Clássico).


Buffet Arco Base Aço Carbono Coleção Bari Tremarin Design by Ambos Studio (disponível na Atelier Clássico).

Já o aparador é simples e formado por uma base e um tampo. Bem semelhante a uma mesa comum, seu formato estreito é ideal para ambientes pequenos ou com área de circulação reduzida. Independente do estilo, seja clássico, rústico ou com uma pegada retrô (sim, é possível encontrar todas essas opções de buffet e de aparador, se tiver dúvidas disso, dê uma olhada nas opções da Atelier Clássico), ambas as peças têm muitas possibilidades na decoração. Elas podem delimitar o ambiente, fazer a transição entre uma sala de estar e jantar integrados, além de complementar a decoração do ambiente.

Agora se você tem dúvidas de qual escolher, basta suas necessidades e a área disponível no ambiente que acomodará a peça. Uma dica é começar a pensar na função que o móvel deve ter: se quiser algo versátil, que não ocupe muito espaço e que complemente a decoração, invista no aparador. Mas se quiser algo mais completo e funcional, dê preferência para o buffet.

8 comentários

  1. Que legal! Eu já sabia do aparador e acho que realmente ele pode completar a decoração de um ambiente, agora gostei de conhecer o buffet, que pode ser um móvel muito útil para manter a organização da casa. :D
    Beijão! ♥

    Relíquias da Lara

    ResponderExcluir
  2. Adorei a dica mana, não sabia a diferença entre eles. E fica lindo demais no ambiente, bjs

    https://blogatrasdorimel.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Eu nunca tive nenhum deles, mas achei as peças bem interessantes, em um ambiente amplo eles podem dar muito charme.

    ResponderExcluir
  4. Oie, tudo bem? Que interessante saber a diferença. Aqui em casa creio que precisamos de um buffet mas um modelo que permita transitar sem ocupar muito espaço sabe? Não dá para ser aparador porque precisamos guardar algumas coisinhas nele. Um abraço, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
  5. essa peça é linda, minha mãe é doida em um desses! amei o post

    ResponderExcluir
  6. Eu não sabia a diferença e tinha um buffet em casa, que veio junto com o jogo da sala de estar. Eu amo, mas infelizmente na minha casa nova não há espaço!
    Belo post. ♥
    https://guiadelas.com.br/

    ResponderExcluir