Miopia


Olá pessoal! Hoje estou aqui para falar de uma das coisas que mais me perturbam na vida, a maldita miopia. Sério, eu sou surtada com isso! Imaginem só a louca aqui com a maior cara de medo feat espanto olhando pra mãe no carro e peguntando se o que a médica tinha dito era que a miopia ia ficar cada vez pior com o passar dos anos e ia acabar me deixando praticamente cega. Mas depois de muita pesquisa a respeito do assunto, eis que eu passei a ter somente uma meta: Fazer o que for preciso para não ultrapassar 9 graus de miopia até os 21 anos(quando o grau se estabiliza), pois assim será possível para mim realizar uma cirurgia que com sorte, resolverá total e definitivamente o meu problema. Só que aí surge outra questão, minha miopia avança rápido demais... só posso ter jogado pedra na cruz pra merecer isso.


Miopia é o distúrbio visual que acarreta uma focalização da imagem antes desta chegar à retina. Uma pessoa míope consegue ver objetos próximos com nitidez, mas os distantes são visualizados como se estivessem embaçados (desfocados).

Causas:
Pesquisas recentes revelam que prolongados períodos de leitura em que é necessário focar os olhos a uma curta distância e a falta de luz solar podem causar miopia. As causas apontadas são ambientais e raramente de origem genética.
Vários estudos sugerem que o tempo que se passa ao ar livre é um fator determinante na incidência da miopia. Duas a três horas ao ar livre seriam suficientes para prevenir a miopia.

Sintomas:
Um dos sintomas que podemos considerar como um dos primeiros de um olho míope é a má visão ao longe, estando a visão ao perto salvaguardada.
No entanto, é evidente que se uma pessoa é míope de muitas dioptrias (ou graus), para ver bem de perto, teria que aproximar-se muito, o que é um fator muito cansativo e incômodo.
O sintoma que mais é relatado e que com frequência anuncia o aparecimento de miopia é a visão turva dos objetos distantes.
É frequente que nos primeiros estágios do problema, o indivíduo não se dê conta da perda de visão. Por este motivo, há que comprovar-se, junto da visão turva, existe o pestanejar constante, dores de cabeça ou tensão ocular.

Correção da miopia:
Hoje existem 3 tipos de cirurgia mais utilizadas: as técnicas Lasik, ILasik e PRK. A Lasik é feita com um aparelho chamado microcerato. Ele corta fisicamente (com uma fina lâmina) a região ao redor da pupila e levanta a córnea recortada para que o laser corrija o grau.
A técnica mais comum, por ter uma recuperação cirúrgica mais rápida, é a ILasik, que consiste em fazer um flap na córnea do paciente com o laser.
Fazer um flap é recortar com laser uma ‘tampinha’ que recobre a pupila e então aplicar o laser específico para a correção do grau.
Tanto a técnica Lasik como a ILasik são indicadas somente para pacientes que têm de 4 até 9 graus de miopia, dependendo da curvatura e da espessura da córnea.
Já a PRK é uma técnica que raspa a córnea, em vez de cortá-la.
Raspa-se apenas as células do epitélio, que é a primeira camada da córnea, com um bisturi específico para o olho. O paciente não pisca e é anestesiado. A técnica é indolor. Depois de raspar o epitélio, é só enxugar a córnea com uma esponja e aplicar o laser, que é o mesmo usado nas técnicas Lasik e ILasik. Após a correção, o médico coloca uma lente de contato gelatinosa, que permanece até 72h no local, para a recuperação do epitélio
A primeira camada da córnea, o epitélio, tem um alto poder de regeneração.
A recuperação nessa cirurgia, porém, é mais lenta do que nas outras duas técnicas. Ela também não é recomendada para quem tem graus acima de 4.

Riscos:
Uma das preocupações mais comuns em que está pensando em se submeter ao procedimento é o descolamento do flap, a camada de córnea que é parcialmente levantada na cirurgia.
É muito raro descolar, precisa acontecer um trauma muito forte no olho, porém pode acontecer em qualquer época da vida, mesmo anos depois da cirurgia. Mas o descolamento do flap não é motivo de pânico, pois o problema tem conserto, é só repor na mesma posição.
Existe, porém, o risco do flap cicatrizar errado ou literalmente enrugar, caso a pessoa esfregue o local. Se isso acontecer, será preciso voltar ao médico, que lavará, hidratará e colocará o flap na posição normal.
Para fazer a cirurgia é necessário ter mais que 21 anos, ter o grau estabilizado e estar há ao menos três dias sem usar lentes de contato, pois elas alteram a curvatura da córnea e com isso impedem oftalmologista de mensurar o grau correto.


Créditos: Wikipédia, Fatos Desconhecidos, IG.

29 comentários

  1. Post muito interessante e esclarecedor. Eu estava achando que era míope até um tempo atrás, mas fiz o exame e deu tudo certinho. Dicas ótimas!

    www.maynitizzi.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que no final você não tinha :)
      Eu tenho e posso te dizer, que é péssimo.

      Excluir
  2. Amore,
    Ta rolando uma competição de LOOKs NATALINOS na comunidade de moda ALLANI
    link - > http://allani.com.br/concurso/1

    Conheça as ferramentas free de criar looks com os produtos das melhores marcas do momento, facilita MUITO o trabalho de blogs na hora de postar inspirações e tendências !

    Quem ganhar a competição vai ficar em destaque na nossa homepage que tem mais de 10.000 visitantes por dia!

    ResponderExcluir
  3. Bom post. Assim fiquei sabendo um pouco mais, gostei :]
    http://www.annacaarol.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Adorei o post e o lay do blog! Super fofo
    http://monidevinil.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Eu entrei em estado de loucura quando descobri minha miopia. Acho que meu grau demora um tempo um tanto quanto bom para aumentar. Desde os 10 anos que tenho miopia (tenho 14 hoje) e meu grau só mudou de 2 para 2.5 e agora está no 3 faz um ano. Não sei se vou ter coragem para fazer tal cirurgia, é bem capaz de eu usar lentes de contato. Hoje, uso óculos e estou realmente cansada de usar esses "para-brisas". Kkkk' Ótimo post.

    Beijos,
    www.nerd-absoluta.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Somos duas então, também fiquei maluca e em choque haha.
      Nem me fale, óculos cansam .-. não sei como tem pessoas que conseguem usar a vida toda!
      Eu já me decidi, a cirurgia é rápida e na maioria dos casos tudo dá certo, então vou me arriscar.

      Excluir
  6. Adorei o post, eu nunca soube exatamente o que era miopia pra falar a verdade, mas agora já deu pra ter uma noção. Nossa, deve ser péssimo :/ Amei o blog, segui aqui :) Beijo

    http://senhoritadeallstar.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Eu enxergo mal de longe, e uns três meses atrás eu fui trocar o grau, okay, nos primeiros dias eu estava vendo tudo melhor, só que começou a ficar embaçado com o óculos, e eu estou assustada com isso, não sei se é miopia, mas torço para que não seja. Sinto muito por você está nessa situação, até porque a nossa vista é preciosa, mas tudo dará certo.
    Estou seguindo aqui, poderia dar uma visita ao meu blog? quem sabe tu gosta. beijooos ♥

    Eieusouamah.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem querer te assustar, mas talvez tu tenha miopia, eu por exemplo, enxergo muito mal de longe, tudo embaça. Não deixe de procurar um oftalmologista! E boa sorte :)

      Excluir
  8. Oi! Eu tenho miopia, acho que porque comecei a ler demais hahaha agora uso óculos. Achei o post super informativo, muitas vezes ficamos com medo da miopia por não entender bem. :)
    Gostei muito do seu blog, estou seguindo e desejo-te muito sucesso!
    beijos ♥
    nuclear--story.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Poxa que pena, sei como é ruim...
      Que bom que gostou do post, obrigada :)

      Excluir
  9. Oláá. Eu sofro com essa maravilha a 6 anos e é muito ruim. Troquei meu óculos mês passado e aumentou mais de um grau e meio em cada olho, muito ruim, mas espero que estabilize :)

    Beijão da Lari <3
    Brilliant Diamond | Fan Page

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii! Poxa que ruim Lari! Tomara que estabilize logo mesmo, boa sorte pra gente :)

      Excluir
  10. Adorei saber disso tudo! Eu quando era pequena era louca pra ter isso pra usar óculos rs mas hoje vejo que não é tão legal assim. :/
    Beijão!
    www.vitaminatrendy.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério? hahaha. Acho que toda criança sempre quer algo assim, poder usar óculos, ou aparelho, coisas que depois descobrimos que não são nada legais haha.

      Excluir
  11. Achei muito bacana você compartilhar a respeito da miopia, pois muitos não sabem muito sobre isso (digo eu) e é legal saber como acontece.
    Beijos.

    sonhosdegarota.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Eu sou míope e sofro muito, principalmente quando eu saiu de casa sem o óculos, tipo eu não enxergo nada de longe. Todo ano eu tenho que ir no oculista pra trocar as lentes do meu óculos.. É horrível!
    Beijinhos! www.dosedeilusao.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso também acontece comigo, mas o pior é tipo quando as pessoas ficam bravas com você porque tu 'viu' ela e nem cumprimentou ou quando tu acha que é uma pessoa lá ao longe, faz algo estranho/engraçado ou fala algo, e no final não era quem tu achava que era.

      Excluir
  13. Adorei o post! Não tenho miopia, mas para quem tem, tem que tomar bastante cuidado.

    Adorei teu Blog, estou seguindo. ♥
    http://www.papodemeninasaer.com/

    ResponderExcluir
  14. não sabia que este problema era tão grave amei as dicas
    beijos
    www.estilopropriobysir.com

    ResponderExcluir
  15. Minha bf tem miopia desde que ela se entende por gente, mas não aumenta tão rápido assim. Ela me disse que é muito péssimo, e uma coisa que eu achei muito curioso foi que ela um dia comentou que consegue enxergar muito bem de baixo d'água hahahaha; nós ainda não desvendamos se isso é psicológico por ela gostar demais de Percy Jackson e se sentir influenciada à esse tipo de pensamento, ou se é mesmo alguma coisa em relação à miopia. O que você acha disso?
    Aproveitando que eu parei aqui, quero falar pra você sobre uma experiencia minha: há algum tempo atrás enquanto coçava meu olho, senti um incomodo e fui até o espelho; eu percebi que tinha uma pele transparente que saía até a metade da parte colorida do olho (meu Deus, eu descobri que não sei o nome dessa parte colorida do olho) muito parecida com lentes de contato. Eu não puxei o resto, mas doía e eu sentia que esse pedaço que ficou descoberto por essa pelinha era seco, você acha que poderia ser esse flap que você disse?
    Hoje ele ta colado normal hahahahaha mas eu não cheguei a comentar isso com ninguém além de umas duas ou três amigas.

    Amei seu blog, conheci ele hoje mesmo e dei uma lida em tudo, então decidi parar nesse post pra tirar essas duvidas, porque de verdade, eu não intendo nada sobre isso! Vou visitar sempre que der. Comentei anônimo porque não tenho nenhuma conta interessante pra deixar marcado aqui, beijos <3

    ResponderExcluir