Modinhas: Qual sua opinião?


Não, não estou falando das modinhas ligadas a moda, porque na grande maioria são horrorosas e super não usáveis.

Estou aqui depois de ler um post no site da Capricho que falava sobre a adaptação cinematográfica do livro Quem É Você Alasca?. E como não tinha nada para fazer decidi ler os comentários deixados lá, e para minha surpresa ao invés das pessoas terem ficado animadas/felizes, estavam falando que isso era ruim porque ia virar modinha. 
Sim, eu sei que por um lado quando algo vira modinha as coisas que você mais gosta podem se tornar chatas, como aconteceu com A Culpa é das Estrelas, que virou modinha e do nada saiu gente até do boeiro lendo e querendo pagar de culto depois, outro exemplo bom é o que aconteceu com One Direction e com o Justin Bieber, que todo mundo virou fã, não sei se no caso do 1D ganhou algum nome especial, mas com o Justin a loucura foi tanta que recebeu o nome de Bieber Fever.

Mas por outro lado as "modinhas" são importantes, olhe por exemplo Crepúsculo, Jogos Vorazes, qualquer coleção de livros que tenha feito muito sucesso, Crepúsculo fez tanto sucesso como filme, que eles não tiveram como simplesmente não fazer adaptações para levar todos os livros de Stephenie Meyer para as telonas, agora compare com Nárnia, o primeiro filme até que fez sucesso, mas depois a coisa desandou e por isso as adaptações dos livros de C.S Lewis não foram concluídas.

E aí, vocês gostam de modinhas ou não?

18 comentários

  1. Modinhas de livros são legais pros escritores que ganham milhões, mas não gosto porque alguem le uma modinha e já se sente critico literário e quer discutir comigo que leio desde que me conheço por gente, então é irritante.
    Beijos
    http://lembranca-ao-vento.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acabo de me identificar total e completamente com o seu comentário, é exatamente assim!

      Excluir
  2. OOOOOOOOI, Lu, boa tarde! Como está? ♥ Pois bem, eu não sou muito a favor de modinhas e nem sequer contra. Acho que algumas coisas ficam bem mais conhecidas devido a elas! Eu DETESTAVA ACEDE, mas quando minha mãe me comprou o livro, eu livro, óooobvio. E daí, o que aconteceu? Eu gostei! Só que, nessa época, a obra já havia virado modinha, então todo mundo ficou me crucificando. Nem liguei, afinal, eu não comecei a gostar por causa das modinhas. E não, eu não acho nada errado a pessoa começar a gostar de determinado livro/filme/série só porque a modinha. Pois pense assim: talvez a pessoa nem conhecesse a obra e começou a gostar justamente por ter tanto ouvido falar.

    ENTÃO, não sou a favor das modinhas e muito menos contra! :3 Sou neutra em relação a isso.

    Um enoooooorme e grande beijo,

    Juu-Chan || Nescau com Nutella

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E esse negócio de que os livros permanecem sendo melhores que suas adaptações no cinema: alguns é verdade. Mas poxa, o diretor não pode simplesmente pegar o livro tooooodo e resumir em apenas 1h e 40min! É impossível, você não acha? Então é óbvio que não ficará totalmente fiel ao filme.

      Excluir
    2. Ooi Ju! Te entendo guria, comigo aconteceu parecido na época de Crepúsculo. Concordo com você, as vezes é realmente através de modinhas que as pessoas acabam conhecendo algo e gostando, mas acho errado que a pessoa não goste e passe a gostar somente porque os outros estão gostando.
      Sinceramente na minha humilde opinião, isso de que livros são sempre melhores do que os filmes, eu não concordo, pois um bom exemplo pra mim é O lado bom da vida, que eu amo o filme e acho o livro ruim.

      Excluir
  3. Acho que modinhas são necessárias, embora quando algo que gostamos muito vire uma fica meio chato, de repente todo mundo quer pagar de fã e chamar quem esta conhecendo de poser, o que é super estúpido, todo mundo tem direito de gostar do que quiser...
    A propósito seu blog é um amor, conheci pelos comentários do site da capricho e achei o nome mega criativo ^^, se quiser conhecer o meu:
    http://paris1ense.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahaam, maior chatice uns querendo dizer 'ai eu sou fã de verdade, tu é poser' ou 'nossa tu não sabia disso? poser!' tipo, tem gente que quer tanto pagar de fã que se a pessoa não souber até a cor da roupa de baixo do ídolo naquele dia, já vai dizer que é poser -tá exagerei.
      Já passo lá :)

      Excluir
  4. Não sou nem contra, nem a favor. Acho que cada um tem o direito de gostar do que faz bem, independente se gosta só da música modinha ou se conhece toda a discografia (por exemplo). acho que quem reclama muito de modinhas, quer pagar muito de cult, viu? ;)

    Champagne Supernova

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também acho, cada um tem o direito de gostar do que quiser.

      Excluir
  5. Eu definitivamente acho algo ótimo, sério. Primeiramente por que faz o livro/filme/artista se tornar mais conhecido, sabe?. Eu só conheci Crepúsculo por que virou modinha, ainda sou super fã da saga. É como uma menina disse nos comentários desse mesmo post: "talvez a pessoa nem conhecesse a obra e começou a gostar justamente por ter tanto ouvido falar." A modinha além de fazer algo se tornar mais conhecido, faz o responsável lucrar bastante. O único problema é que a modinha atrai os posers, que são pessoas que nunca leram o livro, só assistiram a metade do filme, só gostam por que faz sucesso, só escutaram 2 músicas do artista e já se consideram fãs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Conheci Crepúsculo através das minhas primas que adoravam, mas só fui realmente atrás de ler/assistir a saga depois que virou modinha. E ainda continuo sendo Twilighter ♥
      Concordo com você, os posers são realmente uma droga!

      Excluir
  6. Heeey Lu!!Como vai?
    Pois bem,eu também não gosto de modinha,acho muito "Maria vai com as outras" sabe?Eu sou fã da 1D nãonpor ser modinha e sim porque admiro,acho que eles tem talento e tal.Tem também aquela modinha de todos odiarem o Justin depois daquilo que ele cometeu,não gostei dessa atitude deles,sei que errou e tals,mas...fazer o que?
    Eu amei Jogos Vorazes,eu gostei porque vi o filme e pá,amei,quero muito ler os livros dele,sabe eu gosto de ficar comparando filme e livro é meu defeito isso.
    Eu amei o 1 filme de Crepusculo,mas ai depois ficou aquele romance chato sabe e tipo,enjoou.Narnia concordo,eu gostei só do 1 filme depois perdeu a graça.
    Resumindo;--Não gosto de modinhas
    Beijos
    Ariih|| diario-de-uma-adolencencia.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também fico comparando o filme com o livro, acho que nem tem como evitar né? hahah. Modinhas realmente incomodam na maioria das vezes, mas em certos casos podem vir a ser úteis né? Como diz aquele ditado "Há males que vem para o bem."

      Excluir
  7. Vish, eu não sei se tenho uma opinião formada à respeito de modinhas, mas eu tenho quase certeza que não ligo. Pra mim, é indiferente. Porém, o que me irrita é pessoas hipócritas que julgam tal como modinha, mas vai correndo ler e ver o filme. Acredite, isso já aconteceu comigo, uma pessoa muito próxima fez isso e foi muito chato.
    Mas como disse antes, pra mim é indiferente. Modinha ou não, se eu gostar eu vou ler ou assistir.
    Beijinhos (amei seu blog).

    http://keehs2blog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo totalmente que "Modinha ou não, se eu gostar eu vou ler ou assistir.". Isso também se encaixa para mim.
      Obrigada!

      Excluir
  8. Acho que quando vira modinha realmente fica chato, mas isso é bom! Tem mais produtos da marca, muito mais coisa! Por exemplo um filme desse livro não seria otimo? Imagina mais produtos dele? As pessoas não aceitam isso, mas quando fica famoso vai virar modinha sim e isso é reconhecimento do cantor/ator/autor. Até porque se é bom, não é só voce que vai gostar, são várias pessoas, e a tendencia é aumentar.
    Enfim..
    beeeijossss e seguindo voce :D
    http://feminicesdaloira.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também acho, porque quando gostamos de algo, quanto mais produtos relacionados ao que gostamos sair, e quanto mais conhecido ficar melhor.

      Excluir
  9. Acho ruim falar de modinhas só acho que as pessoas não devem usar algo só porque todos estão usando, ou ler algo só porque todos estão lendo e sim ler/usar se elas gostarem mesmo ou se interessarem.
    Beijos.

    ResponderExcluir